[Robosmanipuladores] Re: Competição "Manipuladores Robóticos Industriais"

Hugo Costelha hugo.costelha ipleiria.pt
Sexta-Feira, 2 de Setembro de 2022 - 11:15:24 WEST

Bom dia Manuel,

Antes de mais, e embora tardiamente, quero agradecer o esforço para colocar
esta prova de pé.

Relativamente à prova em si, julgo que o ideal seria que a componente
prática/real da prova fosse idêntica à virtual/simulada, mesmo que apenas
parcialmente. Percebo no entanto que isso não seja fácil. De facto, o ideal
seria que uma empresa se "chegasse" à frente, propondo um problema e
fornecendo a célula de trabalho correspondente podendo, por exemplo,
receber publicidade em troca. Neste âmbito, o ideal seria mesmo uma empresa
na área geográfica onde decorresse a competição, não só por questões
logísticas, como pelo próprio impacto da publicidade.

Tenho ideia que se tem procurado seguir uma abordagem idêntica, mas
diretamente com as marcas dos robôs, mas talvez esta alternativa tivesse
mais resultados. O senão seria limitar à partida a participação a uma marca
de robôs específica. Neste caso os participantes poderiam ser livres de
utilizar o robô que quisessem em simulação mas, querendo seguir para a
componente prática, poderiam ser obrigados a utilizar o robô
disponibilizado.

De resto apenas gostaria de acrescentar que, no caso da utilização de robôs
não colaborativos, e pelo menos em tempo de prova, os participantes não
deveriam poder permanecer na área de trabalho do robô. É verdade que a
operação em modo manual permite reduzir o risco, mas transmite uma mensagem
errada em termos de segurança, não só para os participantes em si, como,
sobretudo, para o público em geral. Isto é algo que poderá ficar explícito
nas regras.

Cumprimentos,

*Hugo Filipe Costelha de Castro*

Coordinator Professor in the Electrical Engineering Department,
ESTG-Polytechnic
of Leiria

Researcher in Advanced Robotics and Smart Factories group, INESCC,
Polytechnic of Leiria

Ciência ID 931E-2249-DBA3 <https://www.cienciavitae.pt/pt/931E-2249-DBA3>

ORCID 0000-0003-0063-8592 <https://orcid.org/0000-0003-0063-8592>