Re: [Robosmanipuladores] Competição Manipuladores Robóticos Industriais a decorrer no âmbito do FNR'2022

Luís Filipe Castro Freitas Louro luislouro algoritmi.uminho.pt
Terça-Feira, 22 de Março de 2022 - 14:45:58 WET


Caro Gilberto Neves,

Peço desculpa por estar novamente a contactar relativamente ao convite de colaboração na prova de robôs manipuladores industriais no Festival Nacional de Robótica 2022, mas estamos a chegar ao prazo limite para inscrição das equipas na prova, e temos que definir os manipuladores que as equipas poderão utilizar, primeiro em modo simulação, e durante o festival com os manipuladores. Gostava por isso de saber qual a decisão final da roboplan relativamente à colaboração. Em caso positivo agradeço que os pormenores finais da colaboração sejam tratados com o meu colega Manuel Silva (mss  isep.ipp.pt), visto que eu estou também inserido na organização do encontro cientifico (ICARSC2022) que decorre ao mesmo tempo que o festival, e por esta razão terei menos tempo para dedicar à prova.

Melhores cumprimentos,

Luís Louro


________________________________
De: robosmanipuladores-bounces  lists.sprobotica.pt <robosmanipuladores-bounces  lists.sprobotica.pt> em nome de Luís Filipe Castro Freitas Louro <luislouro  algoritmi.uminho.pt>
Enviado: 8 de fevereiro de 2022 19:20:29
Para: Gilberto Neves
Cc: robosmanipuladores  lists.sprobotica.pt
Assunto: RE: [Robosmanipuladores] Competição Manipuladores Robóticos Industriais a decorrer no âmbito do FNR'2022

Caro Gilberto Neves,

Em primeiro lugar peço desculpa por só agora estar a responder.
A prova de manipuladores robóticos está inserido no festival nacional de robótica organizado pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), que anualmente se realiza em Portugal, e que reúne alunos das Universidades/Politécnicos e de outros graus de ensino (ensino profissional, ensino secundário, etc) na realização de provas nos diversas áreas da robótica (ex: condução autónoma, futebol robótico, manipuladores robóticos, etc). Este ano o festival realiza-se no europarque de Santa Maria da Feira entre 29/4 e 1/5.
A prova de manipuladores robóticos do festival iniciou-se no ano passado, mas acabou por ser realizada unicamente em ambiente de simulação, porque o festival ocorreu no formato online. Este ano está previsto ser presencial. A competição envolve desenvolver uma solução, baseada num robô manipulador, para um problema proposto pela organização ou idealizado pela equipa, normalmente uma tarefa de pick and place.
A competição encontra-se organizada em duas fases: uma primeira fase, a decorrer no mês anterior ao Festival Nacional de Robótica, à qual terão acesso todas as equipas inscritas na competição, e que se desenrolará no ambiente de simulação; uma segunda fase, a decorrer nos dias do Festival Nacional de Robótica, à qual terão acesso as melhores equipas da fase anterior, e que se desenrolará em ambiente real. O número de equipas que passarão para esta segunda fase dependerá do número de manipuladores disponibilizados, isto é, se a Motoman disponibilizar um manipulador, apenas uma das equipas que usar este manipulador poderá passar para a segunda fase. Mais detalhes das regras da prova no pdf em anexo.
Agradecíamos a vossa colaboração nesta prova com a disponibilização de um manipulador e com as licenças do simulador, e para segurança de equipamentos, seria bom poder contar com alguém da marca durante o evento.

Estou disponível caso desejem para mais esclarecimentos, inclusive para qualquer reunião.

Melhores cumprimentos,

Luís Louro


De: Gilberto Neves<mailto:gilberto.neves  roboplan.pt>
Enviado: 3 de fevereiro de 2022 11:57
Para: Luís Filipe Castro Freitas Louro<mailto:luislouro  algoritmi.uminho.pt>
Cc: robosmanipuladores  lists.sprobotica.pt<mailto:robosmanipuladores  lists.sprobotica.pt>
Assunto: Re: [Robosmanipuladores] Competição Manipuladores Robóticos Industriais a decorrer no âmbito do FNR'2022


Boa tarde Sr. Afonso Serrano,

O colega Ricardo Correia já não faz parte dos quadros da empresa.
Como tal, agradecia se me conseguisse reencaminhar o máximo de informação possível para analisarmos a proposta novamente.

Sem outro assunto, com os melhores cumprimentos,

Gilberto Neves



________________________________
De: Luís Filipe Castro Freitas Louro <luislouro  algoritmi.uminho.pt>
Enviado: 28 de janeiro de 2022 16:03
Para: Ricardo Correia
Cc: robosmanipuladores  lists.sprobotica.pt
Assunto: [Robosmanipuladores] Competição Manipuladores Robóticos Industriais a decorrer no âmbito do FNR'2022


Caro Ricardo Correia



Sou o Luís Louro, sou investigador doutorado no centro algoritmi da Universidade do Minho e co-organizador da prova de manipuladores do festival de robótica. Trabalho com a prof. Estela Bicho, que o ano passado entrou em contacto convosco a cerca desta prova,



Tal como o ano passado, a SPR pretende realizar novamente, durante esta edição do Festival Nacional de Robótica (FNR'2022), este ano em principio em formato presencial no europarque em Santa Maria da Feira, a competição de Manipuladores Robóticos Industriais, cujas regras atualizadas envio em anexo.



Uma vez que a Motoman se disponibilizou para colaborar nesta prova na edição do ano passado, venho procurar saber do Vosso interesse em continuar a apoiar a realização desta prova.



Relembro que para o efeito a Motoman deverá disponibilizar às equipas que se inscrevam nesta prova, manifestando interesse em trabalhar com robôs da Motoman, licenças do software de simulação da Motoman, para que as equipas possam participar na primeira parte da prova. Posteriormente, a Motoman deveria também disponibilizar no recinto do evento, obviamente que em função das suas disponibilidades, 1 ou mais manipuladores industriais para que as equipas que passem à segunda fase da prova possam implementar a sua solução recorrendo a manipuladores Motoman.



Fico a aguardar uma resposta da sua parte, na expectativa de que esta seja positiva. Caso subsista alguma dúvida, ou necessite de algum esclarecimento adicional, não hesite em contactar-me novamente, por email, ou telefone (o meu contacto direto é o 914323544).



Agradecendo toda a atenção dispensada a este assunto, apresento os meus melhores cumprimentos,



Cumprimentos,



Luís Louro


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://lists.sprobotica.pt/pipermail/robosmanipuladores/attachments/20220322/7cebd1f7/attachment.html


Mais informações acerca da lista Robosmanipuladores